Exame do Toque: Saiba como funciona

Exame do Toque – O que é?

É um procedimento médico simples em que o ginecologista avalia as condições ou evolução da gravidez ou mesmo do trabalho de parto por meio da introdução de 2 dedos no colo do útero.

Este procedimento não consegue diagnosticar se a mulher esta grávida ou não como exames específicos conseguem satisfatoriamente realizar. O toque é para saber como o desenvolvimento da gravidez através da textura da pele do útero. Mesmo que seja um procedimento simples e rápido não é indicado ser feito em mulheres que apresentem, em sua região intima uma grande perda de sangue.

  • Como o exame de toque é feito?

O procedimento é realizado da seguinte forma: a gestante deve se deitar de barriga para cima, deixar as pernas afastadas e dobrar os seus joelhos. Desse modo, o médico ginecologista introduz os dedos indicador e médio no interior da vagina da paciente para tocar o fundo do colo do útero.

O médico utiliza, para tanto, luvas esterilizadas e lubrificadas para não causar nenhum risco de infecção e nem dor. Na verdade, o que acontece é a gestante sentir um leve desconforto devido à posição e ate o acanhamento. Com esse procedimento o medico terá condições de perceber qual é a verdadeira posição da cabeça do feto (o que indicará se o parto deverá ser feito logo ou não) e se houve algum rompimento do saco amniótico.

Muitas mulheres se preocupam com a possibilidade de surgirem sangramentos. Pode acontecer durante o exame, mas não precise se preocupar (a não ser que a quantidade de sangue seja muito grande), pois é uma situação normal e, portanto natural. Qualquer problema ou desconforto o melhor a se fazer é comunicar o mesmo ao seu medico ginecologista.

  • Como é o colo do útero durante a gravidez?

Este exame possibilita compreender como o colo do útero se comporta. Geralmente ele fica bem duro e fechado para proteger mais e melhor o feto. O tamanho e dimensão podem variar de mulher para mulher, mas a media é 3 a 4 centímetros de comprimento e 2,5 diâmetro e o seu peso pode variar entre 25 e 90 gramas.

Para a segurança de mãe e bebê o útero deverá ter cerca de 28 centímetros e o mínimo que se deve chegar é 15 centímetros. Este encurtamento é o sinal de que o parto se aproxima. A dureza de sua parede, como citei acima, é semelhante a do nosso nariz. Em condições fora da gravidez o mesmo é mole como os lábios da boca.

Ainda que esses detalhes sejam facilmente perceptíveis pelo toque dos dedos é melhor deixar que o seu médico realize. Evite fazer o autotoque, mesmo que pareça simples é bom não se arriscar e acabar se lesionando.

  • Últimas considerações

Este exame é importante para se constatar a saúde do colo uterino e como está sendo o desenvolvimento. O médico ginecologista pode solicitar o exame em qualquer momento da gravidez para se certificar da evolução do processo de gestação em seu próprio consultório. Contudo, se a gestante entrar em trabalho de parto, o exame passa a ser feito no hospital onde ela ganhará o bebê.

Se ao tocar o colo do útero e o medico perceber que o mesmo esta com uma dilatação de aproximadamente 10 centímetros é porque o bebê já está querendo nascer.

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *