Fecundação: Entenda o fenômeno passo-a-passo

Durante 3 ou 4 dias antes da ovulação e no dia de sua ocorrência, a passagem da vagina para o útero (canal de cérvice), preenche-se com uma grande quantidade de muco transparente e aquoso. Este muco torna o ambiente altamente favorável para as células espermáticas que conseguirem atingi-lo. Após a ejaculação, os espermatozóides nadam a esmo em todas as direções. A maioria deles nunca atingirá o canal cervical e morrerá em poucas horas. Mas alguns espermatozóides nadam logo para cima, pelos 2,5cm do canal cheio de muco, com relativo sucesso e alcançam a cavidade do útero, onde se inicia uma excursão ao longo dos 5 cm. do canal. Os mais fortes, alcançam as aberturas das duas trompas de Falópio (uma de cada lado, da cavidade uterina) e continuam sua jornada do útero até uma das trompas.

fecundacao

Ao contrário do que muita gente pensa, a fecundação não ocorre no útero, mas sim nas trompas (Depois de fecundado o óvulo percorre o caminho de volta para o útero). Calcula-se que somente alguns milhares dos quatro milhões de espermatozóides ejaculados, alcancem o ponto de encontro (o segmento mediano de uma das trompas de Falópio, que contém o óvulo).Lá, apenas um espermatozóide conseguirá se unir ao óvulo, dando origem a uma nova vida. Ninguém sabe ao certo, quais as forças seletivas responsáveis pela vitória de um único espermatozóide. Talvez ele fosse mais forte, talvez mais rápido, mas acredita-se que o vencedor seja o mais apto a gerar um bebê sadio.

De acordo com evidências científicas, toda esta jornada de 12 cm. requer aproximadamente de 30 a 40 minutos. Se a ovulação ocorrer nas 24 horas anteriores ao final da jornada dos espermatozóides, o óvulo estará na trompa aguardando e ainda poderá ser fertilizado. Se a ovulação ocorrer  MAIS de 24 antes da ejaculação, o óvulo já terá começado a deteriorar-se e fragmentar-se, tornando impossível a fertilização. E por fim, se a ovulação ainda não ocorreu (até 2 ou 3 dias) após a relação sexual, o espermatozóide estará vivo, esperando encontrar com o óvulo e realizar a fertilização.

Quando ocorre a colisão entre o espermatozóide e o óvulo, o espermatozóide fica imediatamente confinado a superfície do óvulo. O passo seguinte é a fusão dos dois núcleos, no núcleo genitor. Quando isso acontece, a fertilização está completa e o óvulo fecundado, começa a dividir-se em 2 células, depois em 4 células…e assim por diante até formar completamente o embrião.

Ao longo dos meses, este embrião irá  se desenvolver, crescer e engordar, dando continuidade a vida.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *